Marcelus Bueno Borges atua como Coordenador Técnico de Automação na Tetra Tech América do Sul.
Tem expertise no segmento de automação, atuando fortemente na mineração, com desenvolvimento e execução de projetos de automatização de instrumentação geotécnica e geofísica, além de experiência em sistemas de rádios, energia fotovoltaica, monitoramento ambiental e de estruturas geotécnicas. É formado em Informática Industrial (nivel técnico) e Engenharia Elétrica (graduação).
Como a integração de sistemas de automação pode otimizar a segurança e a eficiência das operações geotécnicas na mineração?
A automatização de instrumentos geotécnicos contribui diretamente na otimização do processo de coleta de dados das estruturas, pois proporciona dados em tempo real com intervalos curtos de leitura dos instrumentos. Isso gera um histórico mais conciso, além de reduzir a exposição da equipe de geotecnia ao campo, o que resulta em ganhos em segurança e, também, aumento de produtividade.
Como a Tetra Tech auxilia no monitoramento de barragens por meio da Internet das Coisas (IoT)? Como você vê a adoção dessa tecnologia no mercado e, no contexto da Tetra Tech América do Sul, quais áreas podem adotá-la?
Buscamos sempre acompanhar as evoluções tecnológicas para oferecer aos clientes os melhores recursos e melhores meios de evoluir nos monitoramentos na área da mineração. A Internet das Coisas (IoT) aplicada ao monitoramento das barragens proporciona um ganho enorme desde a praticidade na instalação dos equipamentos e transmissão dos dados, ao aumento exponencial do volume de dados adquiridos, possibilitando aos profissionais de geotecnia a realização de uma análise dos dados com maior eficiência e segurança.
De que forma a integração de dados de estações meteorológicas em projetos de automação pode melhorar o monitoramento e a resposta de eventos climáticos adversos em estruturas geotécnicas?
As estações meteorológicas concentram o monitoramento de várias condições ambientais e contribuem diretamente para o monitoramento de estruturas geotécnicas, principalmente barragens de mineração. Automatizar a coleta e o envio destes dados gera um histórico muito mais robusto e permite aos especialistas em geotecnia ter mais informações para contribuir na geração de modelos para previsão de eventos climáticos e auxiliar na tomada de decisões.
O uso desta tecnologia aumenta a cada dia e pode ser aplicada em todas as áreas da indústria. Os resultados das empresas que investem na solução com Internet das Coisas tendem a ser bem expressivos.
Como você vê a evolução Inteligência Artificial (IA) no contexto da mineração e quais inovações você acredita que terão maior impacto nos próximos anos?
A tecnologia tem avançado com uma velocidade impressionante e a IA é um marco desta evolução. Ela vem sendo usada em todos os setores e, na mineração, temos muitas oportunidades de aplicação.
A automatização do monitoramento de estruturas, somada à facilidade de aquisição de dados provida pela IoT, tem possibilitado a geração de um banco de dados mais robusto. Dessa forma, utilizando a IA, podemos ter análises de dados de uma estrutura que sejam mais confiáveis, correlacionar dados dos mais variados tipos de instrumentos geotécnicos com maior facilidade, e, com o amadurecimento desta nova tecnologia, acredito que teremos uma evolução importante relacionada a modelos de previsão, principalmente climáticos.
Como a sua experiência de vida, incluindo os desafios e alegrias de ser pai de uma criança com síndrome de Down, enriquece sua compreensão sobre temas como inclusão e empatia? De que forma isso pode refletir em práticas que promovam um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo?
Ser pai de uma criança com síndrome de Down me trouxe grande aprendizado e crescimento pessoal, seja observando melhor o potencial de cada pessoa ou percebendo o quanto é importante dar oportunidade a todos.
Praticar a empatia é o mínimo que devemos fazer com todas as pessoas, independente de características ou limitações. Todos podemos fazer a diferença e apoiar a inclusão de pessoas que necessitam de mais atenção. Isso faz um bem interior inexplicável, pois é gratificante vê-los superando seus desafios.
A alegria e o amor que a minha filha esbanja onde ela passa, me fez perceber o quanto pequenos atos conseguem mudar o ambiente, de forma positiva e harmoniosa. Replicando estes atos poderei obter resultados positivos profissionalmente, com meus colegas de trabalho e clientes.