Mudanças Climáticas

Vista aérea de casas inundadas com água suja do rio.

Soluções tecnológicas para os desafios climáticos

Nossas equipes multidisciplinares avaliam os riscos climáticos e elaboram estratégias de mitigação, adaptação e fortalecimento da resiliência frente aos impactos das mudanças climáticas.

Liderando com Ciência, criamos soluções para mudanças climáticas que se aplicam a todas as etapas de um projeto, assegurando resultados personalizados, sustentáveis e eficazes, alinhados às necessidades específicas de cada cliente.

Esquema gráfico que mostra: 1 - Diagnóstico; 2 - Planejamento; 3 - Execução; 4 - Gerenciamento

Diagnóstico

Avaliação de Riscos Climáticos e Oportunidades

Identificação e avaliação de riscos e impactos relacionados às mudanças climáticas em regiões ou setores específicos, considerando ameaças, exposição, vulnerabilidades e oportunidades para desenvolver estratégias de adaptação e mitigação e uma transição justa.

Análise de dados globais no ambiente de negócio

Estudos de Regionalização Climática

Análise de dados: levantamento e medição de variáveis climáticas, estudo detalhado das características locais e regionais e a relação entre diferentes fenômenos climáticos.

Cálculo de Índices Climáticos: Identificação de tendências, variabilidades e eventos extremos.

Avaliação de Eventos Extremos: Análise dos padrões e impactos de mudanças climáticas, considerando a frequência e intensidade dos eventos extremos.

Previsões Meteorológicas e Oceanográficas: Análise de dados históricos e de previsão de padrões climáticos para identificação de tendências e desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação.

Modelos Climáticos: Aplicação de modelos climáticos para prever mudanças no clima em diferentes escalas temporais, desde previsões sazonais até projeções de longo prazo.

Simulações de Cenários Extremos: Elaboração de cenários climáticos extremos, como tempestades, inundações, processos de erosão, ondas de calor e secas, para identificação de vulnerabilidades ambientais e sociais.

Destruição causada por um deslizamento de terra

Análise de Ameaças Geodinâmicas

Carta de Ameaças Geotécnicas: Com base no estudo da regionalização climática e projeções futuras, elaboram-se mapas detalhados que identificam e classificam os riscos geotécnicos, como deslizamentos de encostas ou taludes, inundações e fluxos de detritos. Esses mapas consideram fatores desencadeantes, como a precipitação, e são utilizados para planejar medidas de mitigação e respostas a desastres.

Deslizamentos de Encostas e Taludes: Análise de estabilidade das áreas propensas a deslizamentos e definição de possíveis intervenções.

Inundações e Fluxos de Detritos: Análise de áreas suscetíveis a inundações e fluxos de detritos, incluindo a avaliação dos impactos desses eventos na infraestrutura e nas comunidades.

Carros submersos durante inundação. Imagem gerada por Inteligência Artificial

Análise das Vulnerabilidades

Infraestrutura Urbana: Avaliação da resiliência de infraestruturas urbanas críticas, como sistemas de macrodrenagem, saneamento, energia e gestão de resíduos. Identificação de pontos fracos e recomendação de melhorias para aumentar a resiliência às mudanças climáticas.

Segurança Hídrica: Avaliação do impacto das mudanças climáticas no abastecimento e tratamento de água, incluindo a identificação de riscos de desabastecimento e inundações.

Estruturas Geotécnicas: Análise da vulnerabilidade de aterros estruturais, taludes, barramentos e outras estruturas geotécnicas. Recomendações para aumentar a resiliência dessas estruturas.

Meio Ambiente: Mapeamento e caracterização de ecossistemas críticos e recursos naturais vulneráveis. Avaliação dos impactos das mudanças climáticas em corpos hídricos, fauna, flora e serviços ecossistêmicos.

Sociais: Utilização de metodologias participativas para avaliar as vulnerabilidades sociais locais, considerando os impactos das mudanças climáticas nas comunidades e identificando oportunidades para aumentar a resiliência.

Oportunidades para uma Transição Justa

Oportunidades para uma Transição Justa

Impactos Sociais: Diagnóstico dos impactos sociais relacionados à transição para energias mais limpas e das medidas de adaptação, com foco em colaboradores e comunidades locais.

Riscos e Oportunidades Corporativas: Identificação de riscos e oportunidades para empresas em toda a cadeia de valor, considerando mudanças na matriz energética, políticas regulatórias e impacto na reputação.

Ferramenta de Avaliação de Maturidade: Desenvolvimento e aplicação de ferramentas para avaliar a capacidade de gestão das mudanças climáticas em empresas, identificando áreas de melhoria e recomendando ações para fortalecer a resiliência institucional.

Planejamento

Avaliação de Riscos Climáticos e Oportunidades

Desenvolvimento de planos e estratégias robustas de mitigação e adaptação, baseados em diagnósticos prévios, para reduzir os impactos das mudanças climáticas e aumentar a resiliência de comunidades, setores econômicos e ecossistemas.

Mãos moldando cidade sustentável

Desenvolvimento de Planos Estratégicos de Ação Climática

Para Empresas e Governos: Elaboração de planos que incluem avaliação de riscos, construção de governança e implementação de medidas de adaptação e mitigação.

Setores Específicos: Criação de planos de adaptação para setores como agricultura, recursos hídricos e saúde, alinhados às necessidades específicas identificadas nos diagnósticos.

Fábrica química com chaminé. Emissão de canos. Problemas de ecologia e proteção ambiental. Poluição do ar.

Desenvolvimento de planos de adaptação

Planos de Gestão de Recursos Hídricos: Desenvolvimento de abordagem estratégica que visa garantir a resiliência e a sustentabilidade dos recursos hídricos. Mapeamento dos recursos hídricos, eficiência no uso, recuperação e reutilização de águas, controle e avaliação de poluição e tratamento de efluentes.

Planos de Macrodrenagem e Gestão de Bacias: Desenvolvimento de soluções integradas para a gestão de bacias hidrográficas e sistemas de drenagem, considerando as mudanças climáticas. Desenvolvimento de infraestrutura para captação e armazenamento de água e redes de distribuição.

Planos de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE): Desenvolvimento de estratégia visando diminuir a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, avaliação de políticas de energia limpa e renovável, programas de eficiência energética e desenvolvimento de projetos de sequestro de carbono, como a captura e armazenamento de carbono (CCS).

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos: Elaboração de políticas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos. Programas de promoção de educação e conscientização, economia circular e regulamentação para o manejo adequado de resíduos perigosos.

Plano de Proteção Costeira: Avaliação de implementação de barreiras e diques para proteger áreas costeiras de inundações, restauração de manguezais e recifes de corais como barreiras naturais e planejamento urbano e portuário identificando áreas vulneráveis à elevação do nível do mar e eventos extremos.

Plano de Conservação e Reflorestamento: Programas de reflorestamento e restauração de ecossistemas degradados, conservação de florestas nativas e áreas protegidas, planos para programas de financiamento e políticas de apoio para práticas sustentáveis que preservem a cobertura vegetal.

Execução

Infraestrutura, Educação e Recuperação

Implementação de infraestrutura resiliente, recuperação ambiental, educação climática e mobilização de recursos para enfrentar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Uma imagem vibrante e dinâmica de uma paisagem urbana moderna

Desenvolvimento de Infraestrutura Resiliente

Construção e Dimensionamento: Planejamento e construção de infraestruturas que possam suportar os impactos climáticos, incluindo estruturas costeiras, drenagem urbana, soluções baseadas na natureza e obras geotécnicas complementares.

Vista dividida de uma árvore de mangue na água acima e abaixo da superfície do mar com raízes e cardume de peixes debaixo d'água

Projetos de Recuperação Ambiental

Áreas Degradadas: Execução de projetos de reflorestamento e recuperação de ecossistemas degradados, remediação de áreas contaminadas, tratamento de águas subterrâneas e superficiais.

Ecossistemas Aquáticos: Execução de projetos de despoluição e recuperação de rios urbanos, restauração de manguezais e proteção da linha de costa.

Jovens de diversas etnias plantando árvores em um ambiente urbano. Conceito de sustentabilidade.

Governança, Engajamento e Educação Climática

Engajamento de Partes Interessadas: Gestão de riscos climáticos por meio do envolvimento ativo de todas as partes interessadas: Governos, empresas, ONGs e comunidades no planejamento e implementação de medidas de adaptação, garantindo que as ações sejam alinhadas a planos de desenvolvimento e políticas ambientais e de gestão de riscos.

Educação Climática: Implementação de programas educativos para aumentar a percepção dos riscos climáticos e promover mudanças de comportamento.

Especialista da Tetra Tech atuando em campo com EPIs

Suporte e Acompanhamento

Mobilização de Recursos Financeiros: Suporte na obtenção de financiamento para a implementação das ações planejadas.

Execução e Acompanhamento de Planos de Ação: Monitoramento contínuo e suporte na implementação das ações de mitigação e adaptação.

Gerenciamento

Monitoramento e Atualização Contínua

Gerenciamento contínuo das ações, planos e programas implantados para adaptação e mitigação, assegurando a eficácia e a atualização conforme necessário.

Turistas passeando e fotografando vitória-régia-do-pantanal , planta aquática que ocorre no Pantanal e que vive em colônias.

Monitoramento

Monitoramento de Emissões de Gases de Efeito Estufa: Coleta e análise de dados para avaliar os impactos climáticos e a eficácia das ações de adaptação.

Monitoramento Ambiental: Coleta e acompanhamento contínuo de condições atmosféricas, hidrológicas e oceânicas, com disponibilização de dados em tempo real.

Monitoramento de Ecossistemas e Biodiversidade: Acompanhamento de espécies-chave e indicadores de saúde do ecossistema, utilização de imagens de satélite e drones para monitorar a cobertura vegetal e o sucesso de projetos de reflorestamento e restauração de habitats.

Monitoramento Geotécnico: Instalação de instrumentos para a coleta e análise de parâmetros geotécnicos relacionados com eventos de deslizamento de encostas ou taludes.

Definição de Limites e Sistema de Alerta: Estabelecimento dos limites de controle dos monitoramentos de emissões, ambiental e geotécnico, para a definição de critérios de alertas, desenvolvimento de sistema de alerta e interface integrada de informações, permitindo acesso rápido e ágil para a tomada de decisão.

Especialista monitorando dados em tablet

Gerenciamento de Planos de Ação Climática

Avaliação de Desempenho: Medição dos resultados das ações em relação às metas estabelecidas.

Relatórios Periódicos: Preparação de relatórios para comunicar os resultados às partes interessadas.

Revisão e Ajuste de Planos: Ajuste das estratégias com base nos resultados do monitoramento e novas informações científicas.

Conecte-se com a Tetra Tech. Entre em contato com os nossos especialistas.

Scroll to Top