Mapeamento e Engajamento de Partes Interessadas (Stakeholders)

O Plano de Engajamento de Partes Interessadas é a base para construção e manutenção de relações sólidas e positivas entre o empreendedor e os diversos públicos de interesse no projeto e/ou na empresa.

A partir da identificação, análise e categorização de quem são as pessoas e/ou partes interessadas, são traçadas estratégias de relacionamento considerando características específicas de cada público, de forma a desenvolver a melhor interação entre eles.

Com corpo técnico multidisciplinar e especializado na execução de projetos socioambientais, a Tetra Tech oferece serviços de Mapeamento e Engajamento de Partes Interessadas para empreendimentos que possuem potencial de impactar a população residente ou atuante em sua circunvizinhança.

Boas práticas internacionais

Recomendações e orientações acerca do relacionamento com partes interessadas são adotadas por uma série de organizações internacionais de financiamento, tais como:

  • Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  • Banco Mundial (WB)
  • Corporação Financeira Internacional (IFC)
  • Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD)
  • Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB)
  • Banco Europeu de Investimento (BEI), entre outras agências

Elaboramos estudos alinhados às diretrizes socioambientais de convenções, resoluções e declarações nacionais e internacionais, que orientam as boas práticas a serem observadas desde o design do projeto, sua implantação, operação, até o fechamento do empreendimento.

Visitas de especialistas socioterritoriais da Tetra Tech em território de atuação

Construindo bons relacionamentos

A implementação de um processo de engajamento efetivo requer a realização do mapeamento detalhado das partes interessadas, que pode incluir órgãos públicos, associações e organizações sociais, potenciais parceiros e fornecedores, ONGs, lideranças locais, comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade, ou qualquer outro ator que possa ter interesse no projeto.

O processo de mapeamento de partes interessadas ocorre nas seguintes etapas:

  1. Levantamento de dados secundários para reconhecimento preliminar do território e partes interessadas locais
  2. Elaboração de lista preliminar com dados de contato e endereço das partes interessadas levantadas
  3. Atividade de campo para coleta de dados primários sobre as partes interessadas
  4. Complementação e validação da lista previamente elaborada, incluindo os atributos de tensão, influência, dependência, posicionamento, caracterização e avaliação de sensibilidade por parte interessada
dashboard

Após a compreensão de quem são as partes interessadas do projeto, sua identificação e classificação, todas as informações são estruturadas em dashboard, de modo a facilitar visualização de todo o contexto.

A próxima etapa é desenvolver o Plano de Ação de Engajamento das Parte Interessadas (PEPI).

Esse Plano considera as especificidades e características de cada território e de cada parte interessada, com a finalidade de traçar métodos customizados de relacionamento e engajamento eficientes em todas as etapas do projeto. Além do detalhamento das ações estruturais, o documento ainda contempla o planejamento para sua execução, bem como as ferramentas metodológicas para registro, monitoramento e avaliação das atividades.

A Tetra Tech, além de elaborar, também executa as ações previstas no PEPI.

Conecte-se com a Tetra Tech. Entre em contato com os nossos especialistas.

Scroll to Top